Passos para manter a sua contabilidade em dia

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Nós sabemos que é bastante difícil controlar a enorme pilha de obrigações que uma empresa precisa cumprir, tanto fiscais quanto trabalhistas. São intermináveis declarações e impostos a serem gerados, com prazos estabelecidos pelos governos para serem cumpridos, com risco de multas.

É possível estar em dia com essas obrigações e evitar multas por atraso? Dá pra gerar tudo a tempo? Confira as dicas abaixo que vão ajudar você e sua empresa a manterem todas as suas obrigações contábeis em dia.

1. Tenha disciplina

Se você atua na área contábil, manter uma disciplina de trabalho é fundamental. Chegar todos os dias, conferir sua agenda de tarefas e organizar as atividades do dia são passos que devem ser praticados religiosamente.

2. Mantenha o foco

Livre-se das pequenas distrações que podem atrapalhar o cumprimento das suas tarefas. E lembre-se, mesmo uma pequena distração pode lhe custar uma pesada multa por atraso na entrega de uma declaração para o governo.

3. Mantenha sua agenda atualizada

Não adianta nada ter uma agenda de tarefas, anotar o que precisa ser feito, mas não mantê-la atualizada. Ao terminar uma tarefa, anote imediatamente sua conclusão. Não deixe para atualizar “quando tiver tempo”, pois isso pode ser esquecido e afetar sua produtividade.

4. Confira periodicamente os prazos

Saber se você está em dia é algo que não pode ser confiado à sua memória apenas. Um rígido controle de prazos deve ser estabelecido para que você possa checa-los com frequência.

5. Utilize um sistema de checklists de obrigações

Nossa experiência mostra que quando você tem um sistema que te avisa das obrigações a serem cumpridas e te oferece uma visão ampla do que ainda precisa ser feito, o número de erros e atrasos cai a quase zero. Portanto, ter em mãos uma ferramenta que não te deixa esquecer suas obrigações é essencial para o cumprimento no prazo de suas tarefas. Experimente o Gestor Contábil do Diretiva1: com ele você recebe notificações sobre declarações e impostos que ainda não foram entregues. Além disso, o sistema ainda cobra automaticamente dos seus clientes os documentos que eles ainda precisam enviar para a sua contabilidade. Clique aqui para falar conosco!

Siga esses passos e conte-nos o seu resultado! Você vai se surpreender.

Últimos Posts